quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mesa de abertura discutirá o conceito de favela na urbanização brasileira

“O conceito de favela numa perspectiva sócio-histórica da urbanização brasileira” será o tema da mesa de abertura do seminário O que é a favela, afinal?, promovido pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (OF/RJ), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dias 19 e 20 de julho.

No primeiro dia do encontro, às 10h, no auditório do BNDES – Avenida Chile, nº 100, Centro do Rio –, Ricardo Henriques, do BNDES, Jailson de Souza e Silva, do OF/RJ, Fernando Cavallieri, do Instituto Pereira Passos, e Maria Lais Pereira da Silva, da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Getulio Vargas, farão uma exposição dos seus trabalhos. Logo após, um debate será realizado com todos os presentes.

A seguir, o currículo resumido dos profissionais que darão início aos trabalhos do “O que é a favela, afinal?”:

Ricardo Henriques – Economista, professor da Faculdade de Economia da UFF, pesquisador especializado em Economia Social. Ex-secretário executivo do Ministério da Ação Social e ex-coordenador de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado.
Ex-secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação. Atualmente trabalha na área social do BNDES.

Jailson de Souza e Silva – Doutor em Educação, professor da Universidade Federal Fluminense, fundador do Observatório de Favelas. Autor de “Favela: alegria e dor na cidade” e “Por que uns e não outros? Caminhada de Jovens da Maré para a Universidade".
Atual Secretário de Educação de Nova Iguaçu.

Fernando Cavallieri - Diretor de informações da Cidade – DIC. Instituto Pereira Passos – IPP. Secretaria Municipal da Casa Civil. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Estudioso do tema da favela, principalmente vinculado às iniciativas do poder público sobre essas áreas da cidade.

Maria Lais Pereira da Silva – Doutora em Geografia, professora da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Getulio Vargas. Autora, dentre outros, de “Favelas Cariocas (1930-1964)” e “Habitação Popular e questão Metropolitana: a referência do Rio de Janeiro”.