segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Para poder público, Rocinha, Maré e Morro do Alemão são bairros

Dezenas de pesquisadores, doutores e jornalistas já confirmaram presença no seminário “O que é a favela, afinal?”, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto. O encontro, promovido pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (OF/RJ) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pretende alterar e unificar os critérios de definição de favela para que governos e institutos de pesquisa não limitem seus investimentos nesses lugares e formulem políticas públicas focalizadas.

Para os pesquisadores do OF/RJ, um bom exemplo das contradições no campo da percepção dos espaços populares e de seus moradores é o “Bairro Maré”. Maior favela do Rio de Janeiro, com 132.000 moradores, ela reúne 16 comunidades, sendo que nove delas foram construídas pelo poder público. “Embora considerado oficialmente, desde o final da década de 80, como um bairro, ele é comumente identificado como um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro, seguido do Morro do Alemão, Rocinha e Jacarezinho, todos também denominados, oficialmente, como bairros”, explica Jorge Luiz Barbosa, coordenador geral do Observatório.

Para ele, a realidade é outra. “Os espaços populares são formados por diversas redes sociais. São conceitos antigos que muitas vezes distorcem a realidade. Temos que ver a favela hoje como um local com possibilidades culturais, sociais e econômicas”, afirma.

Participantes se dividirão em grupos de trabalho com expositores e debatedores

O seminário vai reunir especialistas e profissionais de diferentes áreas e de 33 instituições públicas e privadas de todo o Brasil, que possam contribuir para novas formas de se pensar e definir o espaço favelado. Os trabalhos serão debatidos por representantes do CEDAPS, do Ministério da Cultura, do Nós do Morro, do Instituto Polis, da Redes Maré, do Viva Rio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Cidade do Rio.

O economista Ricardo Henriques, do BNDES, Jailson de Souza e Silva, do OF/RJ, Fernando Cavallieri, do Instituto Pereira Passos, e Maria Lais Pereira da Silva, da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Getulio Vargas, farão a abertura do seminário dia 19 de agosto, às 10h, no auditório do BNDES – Avenida Chile, nº 100, Centro do Rio. Eles terão como tema “O conceito de favela numa perspectiva sócio-histórica da urbanização brasileira”.

No dia seguinte, das 09h as 17h30, o encontro acontece na sede do OF/RJ – Rua Teixeira Ribeiro, nº 535, Maré. Ricardo Henriques e Jailson farão a abertura e serão os responsáveis pela organização dos Grupos de Trabalho (GT). "A ideia é que cada GT tenha cerca de dez integrantes, sendo um coordenador e um sistematizador que apresentarão uma síntese das proposições e das ponderações realizadas pelo grupo", explica Jailson.