sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Doutores de instituições de ensino do país serão expositores

Nove profissionais de instituições de ensino do Rio e de São Paulo já confirmaram presença no segundo dia do seminário “O que é a Favela, afinal?”. Eles irão apresentar seus trabalhos que serão debatidos por debatedores do CEDAPS, do Ministério da Cultura, do Nós do Morro, do Instituto Polis, do instituto Polis, da Redes Maré, do Viva Rio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Cidade do Rio.

O encontro terá início às 9h, do dia 20 de agosto, na sede do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (OF/RJ) – Rua Teixeira Ribeiro, nº 535, Maré.

Abaixo, um currículo resumido dos expositores que já confirmaram presença no seminário “O que é a favela, afinal?”.

Itamar Silva – Jornalista. É uma das lideranças comunitárias do morro Santa Marta, em Botafogo, um dos coordenadores do Ibase e responsável pela execução do projeto Cidade de Deus.

André Urani – Doutor em Economia pelo Delta (Paris - França) em 1992; Diplome d' Etudes Approfondies (DEA) em Economia pelo Delta (Paris - França) em 1988; mestre em Economia nesta mesma Universidade em 1987; Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1982; Pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), desde janeiro de 2001. Professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ desde 1992.

Pedro Strozenberg – Militante de Direitos Humanos do Iser.

Marcelo Burgos – Doutor em sociologia, pesquisador de cidadania e questão urbana. Entre outras publicações, destacamos: Um Abraço à Favela. Boletim CEDES, v. julho/, p. 1-2, 2009. Favela, Cidade e Cidadania em Rio das Pedras. In: Marcelo Baumann Burgos. (Org.). A Utopia da Comunidade. Rio das Pedras, uma favela carioca.. 1 ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio:Loyola, 2002, v. 1, p. 21-91.

Gerônimo Leitão – Doutor em Geografia, professor da Faculdade de Arquitetura da UFF. Algumas publicações: “Revertendo a favelização de conjuntos habitacionais: o papel do poder público e propostas de intervenções”. Anais do Seminário Nutau´2000 Tecnologia e Desenvolvimento, p. 85-85, 2000. “Transformações na Paisagem Urbana: Favelização de Conjuntos Habitacionais.” Anais do VI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, p. 50-50, 2000.

Linda Gondim – Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Cornell (1986). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1972). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará

Cristovão Duarte – Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Abramo – Doutor em Economia pela Ecole des Haustes Etudes en Sciences Sociales (1994). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1982). Atualmente é professor do curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor visitante da Universidade de Newcastle e professor adjunto iv da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosana Denaldi – Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1986). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: política habitacional, urbanização de favelas, gestão urbana e ambiental, planejamento urbano e regional. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC.

Laura Machado de Mello Bueno – Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1994). Graduada em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Mestrado em Urbanismo e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. É consultora sênior no Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP no GTA Grupo Técnico de Apoio, na DEMACAMP e da Fundação Para a Pesquisa Ambiental da Fauusp.